sexta-feira, 20 de maio de 2011

lava roupa todo dia...

...que agonia!


Alguém, além de mim, fica com "cara de ué" ao se deparar com aqueles símbolos que vêm nas etiquetas das roupas? Alguns até são compreensíveis, mas outros são verdadeiros mistérios da civilização. Confesso que era uma completa analfabeta nessa linguagem, até que corri atrás do prejuízo [literalmente] e desvendei essas incógnitas. Esses símbolos são internacionais, seja made in Brazil ou China, em toda peça têxtil lá estarão eles indicando o procedimento correto para lavar, secar, passar, alvejar, inclusive em caso de lavagem profissional.

Com as peças de lã ou linha não é diferente,  já que são fibras têxteis e requerem cuidados redobrados, por se tratar de peças delicadas. No novelo há a tal simbologia, quem tece fica ciente de como conservar a peça, mas o usuário nem sempre conhece a composição do fio e o modo de lavagem, secagem, e tal. Quando não há instruções , costumo tratar as peças de tricô ou crochê  seguindo o bom-senso: não lavo na máquina, uso sabão para roupas delicadas, não torço, apenas dou umas espremidas até retirar o excesso de água, seco sobre uma superfície plana [coloco uma toalha sob a peça para absorver a umidade] e guardo dobrada ou enrolada. Assim elas não se danificam, não deformam, nem soltam as tiras e conservam o aspecto original por um longo tempo.

Basicamente, são cinco símbolos, que variam conforme a indicação do fabricante:

Tina - informações sobre a lavagem
Triângulo - sobre alvejar/branquear
Quadrado - sobre secagem
Ferro de passar - sobre passar
Círculo - sobre limpeza profissional

Até aqui, tranquilo, mas aí, minha amiga,  você se depara com bolinhas, tracinhos, números, letras e toda sorte de "adereços" dentro desses símbolos e fica completamente perdida, não é?  Eu ficava zonzinha, por isso resolvi colaborar postando este help.

Veja o significado de alguns dos símbolos mais conhecidos e quando se deparar com algum diferente, peça ajuda a "São Google" ou corra a uma lavanderia que lá saberão decifrar o enigma da etiqueta:




dica 1: A Elaine, do Elaine Crochê, ensina neste vídeo como lavar seu crochê e neste outro, como passar as peças feitas em fio 100% algodão.

dica 2: No Banana Craft há uma tabela lindinha que você pode imprimir e colocar em sua lavanderia. Útil e decorativo, confira!

dica 3: Cartilha do IPEM sobre produtos têxteis.

dica 4: Cartilha do INMETRO - etiquetas.




Nenhum comentário: